A comunicação visual externa é prioridade para uma loja física, uma vez que é necessário atrair os potenciais clientes, que estão passando pela rua ou passeando pelo shopping. A fachada ou letreiro da loja deve causar impacto e, ao mesmo tempo, gerar interesse em conhecer os produtos ou serviços que seu estabelecimento oferece.
Você tem investido na comunicação visual externa do seu estabelecimento? Acha que sua loja precisa se destacar dos outros estabelecimentos ao redor? Confira as dicas que separamos para você criar uma fachada marcante para a sua loja e atrair mais clientes.
Comunicação visual externa
A vitrine de um estabelecimento deve conter alguns elementos obrigatórios, seja qual for a sua área de atuação. O seu estabelecimento possui estes itens?
• Iluminação;
• Decoração e mostruário;
• Logomarca;
• Letreiro personalizado.
Iluminação
A frente da sua loja tem iluminação de dia e de noite? Apesar do gasto de energia, ter a vitrine iluminada durante a noite pode compensar financeiramente. Esta iluminação pode ser mais intensa enquanto a loja estiver aberta, e menos intensa quando fechar. O importante que os produtos e a sua marca continuem expostos durante a madrugada para que você possa impactar os moradores da região que circulem fora do horário comercial, mas que têm o perfil para serem clientes da sua marca. Esses clientes potenciais poderão visitar sua loja aos finais de semana, ou no seu dia de folga.
Além disso, uma boa iluminação contribui para dar mais destaque às cores e formas dos produtos expostos na vitrine, tornando-os mais atraentes.
Decoração e Mostruário
Se a vitrine é desorganizada, provavelmente os clientes irão achar que dentro da loja a bagunça é ainda maior.
Todos os meses, selecione os melhores artigos que tem à venda e coloque-os em uma disposição esteticamente agradável e organizada. Lembre-se que a vitrine é o mostruário dos seus produtos. Ela deve interessar o cliente ao ponto de fazê-lo entrar na loja e conferir as novidades.
A logomarca
A importância da logomarca é o reconhecimento. Sempre que alguém passar por ela em qualquer lugar, reconhecerá que aquela é a marca do seu produto. Esse reconhecimento é essencial para que sua marca se destaque dos concorrentes e crie uma identidade própria, que fale por si mesma.
Lembre-se de que sua logomarca deverá ser criativa e atraente e fuja de imagens que possam remeter a conceitos negativos. Por exemplo: se você é dono de uma loja de cosméticos e utilizar um gatinho como parte da sua logomarca, as chances do público ligar sua identidade visual com produtos testados em animais são grandes. Contrate um designer para desenhar sua logomarca personalizada e registre-a.
Letreiro personalizado
Para que o nome e a logomarca de seu estabelecimento fiquem em evidência é necessária a criação de um letreiro personalizado.
O letreiro é dos primeiros elementos que o público percebe na fachada de uma loja e, por isso, deve ser atrativo e produzido com bastante qualidade . A solução mais adequada é pedir auxílio de profissionais da área para criar um letreiro ideal, que passe profissionalismo e credibilidade.
Aproveite estas dicas para criar empatia no seu público, fidelizando clientes e atraindo novos. Chamar a atenção através de uma aparência atrativa é um dos principais passos para o sucesso de dos seus negócios.
Deixar um comentário