Muito mais do que decoração, um letreiro de loja é parte importante da comunicação visual e deve apresentar a personalidade da loja às pessoas que passam por ela. Por meio dele, o cliente deve ter uma boa ideia do ramo de atividade da empresa e o tipo de ambiente que encontrará ao entrar no interior da loja.
A identidade visual bem aplicada é o que identifica a sua marca e a separa dos seus concorrentes. Use-a para atrair o público-alvo e convidá-lo a visitar na sua loja.
Separamos abaixo algumas dicas para investir no design do seu letreiro e deixá-lo muito mais atraente. Confira.
Escolha a cor ideal para o seu letreiro
Não siga modismos na hora de escolher a cor do seu letreiro de loja. Uma tonalidade escolhida por estar em alta hoje pode deixá-lo desatualizado em pouco tempo e trazer muito arrependimento.
Uma boa solução é ter em mente a psicologia das cores, focando no estímulo que você deseja transmitir para o seu cliente. Alguns tons como o verde e o azul expressam calma e segurança. Já o vermelho passa a sensação de força, paixão e urgência.
Uma loja de luxo pode focar na cor preta para transmitir elegância ou roxo para exclusividade. Existem cores certas para cada estilo de negócio e objetivo, sendo interessante optar pela que mais combina com suas características.
Selecione a melhor tipografia
A escolha da fonte do seu letreiro está intrinsecamente ligada ao perfil do seu negócio. Uma tipografia cursiva remete à delicadeza, elegância e feminilidade. Caso o público seja formado por jovens, uma fonte mais moderna e descolada acaba sendo uma boa pedida.
Independente da tipografia escolhida foque na legibilidade. O texto deve poder ser lido à distância sem grandes dificuldades. Por mais bonito que seja o estilo da letra que você escolheu, o nome da sua marca é muito mais importante.
Pense na iluminação
Letreiros luminosos funcionam como ótimos chamarizes para possíveis clientes. Luzes coloridas são atraentes, além de um artifício para ajudá-lo a orientar os clientes no interior da loja.
Invista em lâmpadas de Led que são eficientes e, apesar de mais caras inicialmente, têm um consumo menor de energia e vida útil mais longa.
As estratégias de iluminação do seu letreiro dependem da mensagem que você quer passar para o observador. Iluminação direta pode ser melhor para chamar atenção de longe. Já em ambientes internos, uma iluminação indireta ou backlight pode ser mais adequada.
Planeje o melhor tamanho
Para definir o tamanho do letreiro, deve-se levar em conta quais são as restrições legais da sua localidade. Em alguns municípios, o letreiro de um estabelecimento precisa ter um tamanho máximo proporcional ao da fachada. Uma empresa especializada pode te ajudar com as informações certas e regulamentações que influenciam nessa escolha.
Além disso, siga a regra 10/30: as letras devem ter no mínimo 10 centímetros para cada 30 metros de distância. Com esse tamanho você não corre o risco de perder a legibilidade do nome da sua loja.
Existem muitos exemplos na internet que podem inspirá-lo. Um letreiro de loja bem pensado, além de bonito, pode aumentar o número de visitantes e as suas vendas. Não tenha medo de investir na comunicação visual de sua loja, ela é essencial na estratégia de marketing de qualquer empresa e deve ser uma prioridade no seu orçamento.
Deixar um comentário