Criar o nome para empresa é uma das questões mais importantes para quem está iniciando um novo negócio: é ele que vai se sustentar na memória dos futuros clientes e levar os valores da empresa pelo mercado.
Para que aquela recordação seja facilmente acessada e sua marca rapidamente lembrada, deve-se analisar várias opções de denominação até chegar à escolha final. Não é uma tarefa fácil!
A designação tem uma força muito grande de impacto no mercado. Por esta razão, a escolha não deve se basear apenas em gostos pessoais.
Dúvidas para criar nome para empresa? Veja ótimas dicas para uma escolha correta!
1. É importante planejar
A criação de uma empresa não pode ser aleatória. Não apenas o nome, mas também a marca, a imagem e a personalidade dela: tudo isto leva tempo e requer estudos.
O posicionamento da empresa no mercado e os objetivos que ela pretende devem ser demarcados anteriormente: isto facilitará os caminhos para nomeá-la.
Planejar é perguntar-se “onde estamos?”, “para onde queremos ir?” e “como chegar lá?”. As etapas de um adequado planejamento podem ser determinadas de formas diferentes, mas é sempre bom elencar as principais:
Análise do cenário
Como está o mercado? Que opções dentro da sua área podem ser encontradas? Quem serão meus principais concorrentes? O que eles fazem? Seu plano de negócios precisa ser realista.
Definição de objetivos
Quais as suas metas e objetivos? Que posição de mercado pretende alcançar?
Definição de estratégias
O que se deve fazer estrategicamente para chegar aos objetivos que definiu? Que diferencial competitivo você pode buscar?
Elaboração de um programa de ações
Liste cada ação a desenvolver para cumprir suas metas e ter os objetivos alcançados.
Com todo esse planejamento montado, pode-se mais facilmente definir a imagem e o nome de sua empresa. As chances de acertar serão maiores, e ela nascerá com personalidade.
2. Busque clareza
O nome precisa ser claro, desde o som quando pronunciado até a sensação que o nome pode transmitir.
Ao dizer em alto e bom tom o nome ele gera alguma dúvida? Parece com alguma coisa chistosa? Confunde-se com outra marca já existente?
A escrita também deve ser fácil. Isso ajuda na compreensão e nas buscas na internet. Se o nome for fácil de soletrar é ainda melhor e, por isso, evite variações de nomes simples utilizando letras mais difíceis — como K, W e Y. Ideias assim podem confundir os clientes, dependendo de seu público-alvo.
3. Aposte no que seja fácil de lembrar
Já temos coisas demais na nossa cabeça para memorizar e lembrar ao longo da nossa vida: sua marca pode contribuir ou ser mais algo relevante! Se o nome relacionar-se a algo positivo, a sensações, a atitudes, vai ficar mais fácil para registrar e guardar.
Nomes curtos são mais fáceis, já que uma frase longa pode perder o sentido.
Às vezes, uma única palavra fica gravada para sempre. Pense em exemplos de sucesso, como: Google, Apple, Ferrari.
4. Não abuse das siglas
As siglas podem ser solução de simplicidade, a forma de enxugar uma frase em “uma palavra só”. Mas elas também podem confundir!
Se o significado da sigla não ficar claro para os clientes, eles poderão trocar o nome da empresa, confundindo uma letra ou mesmo esquecendo que letras fazem parte do acrograma. Serão dois trabalhos para o cérebro: decorar a sigla e identificar o significado dela.
5. Veja uma denominação que venda a marca
Ao criar nome para empresa, você também precisa transmitir alguma informação. Não precisa ser literal, mas é importante que o cliente tenha pelo menos uma ideia sobre o que se trata quando vir ou ouvi-lo.
É preciso captar (e transmitir) a essência do negócio!
Criar nome para empresa não é tarefa simples de solucionar. Mas pensar em tudo isso vai tirar erros grandes do caminho. O nome é algo que poderá durar por gerações, e precisa ser maior do que você!
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