Poucas pessoas que trabalham com gestão entendem por que utilizar a comunicação visual em restaurantes é importante para garantir a prosperidade do negócio. Hoje, com o mercado cada vez mais competitivo, é fundamental saber utilizar esse recurso a seu favor na conquista de clientes.
Com a possibilidade de pedir comida pelo delivery com o simples toque de um botão no celular, as pessoas não procuram mais por restaurantes somente para comer, mas também para socializar: elas querem experiências únicas. Nesse cenário, a comunicação visual tem um papel muito importante para fidelizar esses clientes.
Quer entender melhor como usar essa ferramenta? Confira 5 dicas práticas para utilizar a comunicação visual em seu restaurante:
1. Ajuste a ambientação à personalidade do restaurante
Pensar em como deixar seu restaurante bonito é importante, mas isso não basta. Você deve utilizar a decoração para transmitir a personalidade do estabelecimento e a identidade visual da sua marca.
Use adesivos e quadros para criar o clima desejado. Se o seu restaurante for à la carte, você pode criar um ambiente mais tranquilo. Se for um ambiente com buffet, melhor investir em uma decoração mais marcante.
É importante também considerar a utilidade dos móveis na decoração. Se for um local self service, a organização dos móveis deve deixar bastante espaço. Além disso, a iluminação é essencial e deve ser planejada estrategicamente.
2. Transforme seus acessórios em veículos de marketing
Todos os seus acessórios são veículos de comunicação. O cardápio, jogos americanos, porta-copos e outras peças podem ser usados a seu favor para fazer com que o cliente reconheça sua marca de maneira espontânea. Isso se chama branding.
O branding é uma forma de comunicação para estabelecer uma ligação afetiva entre seu cliente e sua marca. A associação de uma boa experiência com o seu restaurante vai fazer com que seu cliente volte mais vezes.
3. Deixe o cardápio do dia sempre visível e divulgue as novidades
Quando alguém olha para um restaurante, depois da identidade visual dele, a primeira coisa que a pessoa procura é uma faixa de preço média, para saber se é condizente com o valor que ela está disposta a pagar.
Deixar o cardápio visível agiliza o atendimento e é uma forma de tornar os preços mais explícitos. Você pode usar alternativas simples, como quadro de giz, totem ou qualquer outro meio que combine com o estilo do seu restaurante.
Toda marca passa por renovações de tempos em tempos. É importante que os consumidores acompanhem quaisquer mudanças, como pratos novos no cardápio, inovações no design, um serviço como delivery etc. Não precisa ser feito um trabalho caro de divulgação: você pode utilizar o próprio cardápio.
4. Deixe informações importantes destacadas
Para melhorar a experiência do consumidor no seu restaurante, é sempre bom deixar expostas algumas informações básicas, como localização dos banheiros, senha do Wi-Fi, informações de segurança, formas de pagamento aceitas, entre outros.
Muitas pessoas não gostam de perguntar esse tipo de informação para os garçons, então você pode usar placas ou adesivos para isso. Sem contar que esse tipo de comunicação visual em restaurantes é outra forma de agilizar o atendimento!
5. Invista na sinalização de acessibilidade
Pensar na acessibilidade nos tempos atuais é muito importante por ela ser um tema frequentemente abordado. Muitos donos de restaurante não pensam nisso e acabam perdendo uma parcela importante da clientela, que são as pessoas com necessidades especiais. Esses diferenciais podem tornar o seu restaurante uma preferência para muitas pessoas.
Além disso, o uso de placas de sinalização para que o cliente saiba onde ficam as rampas de acesso, banheiros equipados para atendê-los, cardápios com textos em braile e outras formas são elementos de comunicação de suma importância para garantir a acessibilidade.
Para garantir que a comunicação visual em restaurantes seja efetiva, é importante não pensar somente na beleza, mas na funcionalidade. A utilização correta desse recurso diz muito aos clientes sobre o tipo de experiências que o restaurante quer proporcionar para o seu público.
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