Informações relevantes e atuais sobre comunicação visual ainda são difíceis de encontrar, mesmo na internet. A maioria dos empresários realmente se preocupa com a imagem que sua empresa passa, por isso, ficar atento a dicas que possam ajudar a entender melhor a mecânica de uma boa comunicação visual é essencial. Para ajudar, listamos algumas tendências sobre comunicação visual que você precisa saber. Vamos conferir?
1 – Tipografia
No que se refere à tipografia do logo ou de alguma outra peça de comunicação visual, a dica é sempre atentar para o conceito de seu negócio. É claro que a escolha da tipografia depende muito da fatia de mercado em que você está inserido, mas a tendência é cada vez usar menos fontes fantasia e prezar mais pela simplicidade.
2 – Ilustrações
Ainda falando sobre composição, uma prática que está em alta é a utilização de ilustrações em peças gráficas de empresas. De uns tempos para cá, muitas marcas começaram a fazer uso de ilustrações como forma de tornar sua comunicação mais lúdica. Quem sabe você não pode adotar essa tendência?
3 – Aplicabilidade
A preocupação com a aplicabilidade da comunicação visual de uma empresa já é um assunto importante, mas de uns tempos para cá, essa questão passou a ser cada vez mais central, principalmente no momento da construção de uma marca. Como aplicações, aqui nos referimos a peças gráficas, layouts de websites e até fundos ou paredes para letreiros. O que muitas empresas têm feito é trabalhar com formas e cores que se harmonizam com o maior número possível de aplicações. Como você verá em alguns outros tópicos deste post, aqui a regra principal é simplicidade e efetividade.
4 – Identidade visual
A construção de uma identidade visual é algo muito particular a uma empresa e tem variantes bem determinadas. É claro que os conceitos que norteiam essa construção são variáveis, mas o que tem aparecido cada vez mais no mercado são identidades visuais que carregam elementos de sustentabilidade (principalmente no ramo alimentício) e tecnologia.
5 – Flat design
A tendência que talvez tenha chegado com mais força neste ano é o flat design. Esse conceito é muito relacionado ao ambiente digital, onde a funcionalidade é necessidade do usuário. Mas a onda da máxima simplicidade, que evita elementos e detalhes visuais extras, chegou também à comunicação visual offline, trazendo características mais minimalistas e icônicas para serem trabalhadas nas peças gráficas de uma empresa, por exemplo.
6 – Logo
Seguindo um pouco a linha do último tópico, a tendência no que se refere à construção de logos tem apontado cada vez mais para a simplicidade. A frase “menos é mais” aqui é lei. Nada de detalhes, ornamentos ou palavras muito grandes. O caminho aqui é ser bem icônico, direto e, consequentemente, efetivo.
7 – Presença na internet
Hoje, todo mundo está conectado. E dentro desse “todo mundo”, com certeza existem clientes em potencial. Cada vez mais as empresas estão investindo em comunicação visual online para atrair este público. Portanto, a presença de uma marca na internet já se tornou fator determinante para seu sucesso no mercado.
8 – Comunicação visual externa: fachadas e letreiros
Por mais que a presença no mundo virtual seja uma necessidade para as empresas, muitas vezes elas esquecem um fator primordial: a comunicação offline. A necessidade de impactar e de se fazer ser lembrada por um público mais próximo é fundamental, principalmente para pequenas e médios negócios.
Fachadas e letreiros são as principais e mais eficientes ferramentas de comunicação visual externa que uma empresa pode ter. São elas que apresentam ao consumidor a identidade do negócio. São essas as primeiras características notadas por potenciais clientes que circulam pela área de seu estabelecimento. Visto isso, as tendências, no que se diz respeito à comunicação visual externa, são fachadas bem iluminadas, preferencialmente com cores vivas, guardadas as características das identidades visuais de cada empresa, obviamente.
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