A visão é o primeiro sentido humano responsável pelas nossas escolhas, é o sentido que nos leva em direção às coisas que que atraem o nosso olhar e nos parecem interessantes. É por isso que, embora muitos aspectos racionais estejam envolvidos nas nossas escolhas sobre o que e aonde comprar, como o preço dos produtos e a localização do estabelecimento comercial, nosso processo de compra é extremamente visual.
Isso significa que a maior parte dos consumidores não planeja a compra, eles decidem uma vez que já estão dentro da loja e compram por impulso, atraídos pelo desejo por algum produto que chamou sua atenção. O que os donos e gerentes dos estabelecimentos devem fazer é facilitar essa compra por impulso, tornando a loja extremamente atraente e confortável.
É por isso que a comunicação visual de uma loja ou estabelecimento comercial está intimamente relacionada com suas vendas. Um cliente potencial tem apenas alguns segundos para passar pela porta da sua loja, se interessar pelo que vê, e entrar para comprar. De nada adianta que dentro da sua loja você tenha um catálogo maravilhoso de produtos e uma equipe bem treinada, se os clientes não entrarem no seu estabelecimento. Por isso, se quiser atrair seu público-alvo e aumentar sua vendas, é necessário que você invista em alguns pontos importantíssimos da comunicação visual do seu ponto de venda.
Em primeiro lugar é essencial investir em uma vitrine atraente. O objetivo é melhorar as exposição dos produtos mais interessantes e despertar desejo nas pessoas que passam pela rua ou passeiam pelo centro comercial.
Em segundo lugar, é preciso investir na fachada do seu estabelecimento, para que mostre uma empresa com identidade visual sólida e transpareça o prestígio da sua marca. Deixe o nome da sua loja e a logomarca em destaque com o uso de iluminação adequada e letreiros. Precisamos lembrar que uma fachada atraente vai chamar seus clientes para olhar sua vitrine e, ao encontrarem produtos interessantes nela, vão entrar na loja. Mesmo que todos os clientes que entrem na loja não efetuem uma compra, a circulação de pessoas entrando e saindo do seu estabelecimento vai atrair ainda mais pessoas, uma vez que lojas cheias tendem a atrair mais clientes.
Em terceiro lugar, o ambiente interno deve ser organizado e agradável. É importante criar um clima favorável que acelere o processo de compra. Você pode utilizar uma variedade de produtos, como adesivos, banners, cartazes, displays e até infláveis. Lembre-se de destacar as promoções e de usar a criatividade para montar os mostruários. Os produtos devem ser fáceis de serem encontrados, fáceis de serem vistos e fáceis de serem comprados.
Utilizando a comunicação visual a seu favor no ponto de venda, você vai conseguir aumentar a quantidade de compras por impulso, criar um clima favorável à decisão de compra e aumentar suas vendas à curto prazo. Além disso, lembrando que a primeira impressão é a que fica, essas dicas serão muito proveitosas com a chegada do final do ano, quando as pessoas saem às ruas dispostas a gastar com seus presentes de natal.
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