Você sabia que os processos de captação e reflexão de luz são responsáveis por dar cor a tudo que vemos? Além disso, as cores são um campo de estudo bastante aprofundado também nas áreas de psicologia e marketing, justamente pela percepção que temos desse fenômeno.
Pensando nisso, é natural se questionar como as cores podem influenciar em aspectos mercadológicos de uma empresa – como, por exemplo, na efetividade de um logotipo. Acompanhe nosso post e saiba mais sobre o assunto:
Uma visão sobre os dados
Em uma aprofundada pesquisa que reuniu dados sobre a influências das cores no comportamento do consumidor, o site viverdeblog, especializado em marketing, mostrou que 84,7% das pessoas acreditam que as cores de um produto são mais importantes do que outros fatores. Cerca de 93% dos consumidores avaliam as cores de um produto na hora de comprar e mais da metade desiste de comprar um produto porque ele não tem sua cor favorita.
Em relação ao processo de fortalecimento da marca, a pesquisa ainda apontou que 80% dos consumidores acham que as cores aumentam o reconhecimento de uma marca. Também foi descoberto que as cores podem ser responsáveis por 60% da aceitação ou rejeição de um produto ou serviço.
Da mesma forma que nossa percepção das cores influencia na compra de um produto, ela também tem um peso quando nos deparamos com a identidade visual de uma marca, por exemplo. Assim, fica evidente a influência e importância das cores na construção de um logotipo, não é mesmo? Mas, afinal, quais são os significados de cada cor? Acompanhe um breve resumo:
Significado das cores
Vermelho
Sendo a cor mais quente, o vermelho cria um senso de urgência e imediatismo. Por isso, ele desperta a paixão, a emoção e estimula a energia. Essa cor dá a impressão de proteção do medo e da ansiedade e incentiva a ação e a confiança. O vermelho é muito usado em restaurantes também por estimular o apetite.
Amarelo
É a cor mais brilhante e estimulante. Passa o sentimento de felicidade e incentiva a comunicação. Estimula a esperança e o otimismo. Tem sentido de clareza, prendendo e chamando a atenção, por isso também é usado bastante no ramo alimentício e em promoções para atrair consumidores.
Azul
Trata-se de uma cor mais sóbria, que passa a ideia de profissionalismo e confiança. Lembra calma e confiança, por isso é ideal para logotipos de empresas que trabalham de forma mais formal, como escritórios de advocacia e engenharia, por exemplo. Além disso, o azul também representa criatividade, contemplação e espiritualidade.
Laranja
Também é uma cor cheia de energia, por isso é extremamente convidativa e acolhedora. Representa calor e entusiasmo. É sociável, amigável e alegre. O laranja é ideal para uma empresa que deseja ter uma identidade visual impactante, mas não necessariamente fazendo uso das cores mais fortes, como o vermelho, por exemplo.
Verde
Imediatamente relacionamos essa cor à natureza, não é mesmo? Isso porque o verde nos passa a ideia de saúde, de algo natural e sereno. Mas além disso, ela também carrega os significados de riqueza, estabilidade, crescimento e vitalidade.
Roxo
Esta cor tem uma íntima relação com a nobreza, significando, muitas vezes, a riqueza, o sucesso e a sabedoria. Por ser uma cor calma, ela também passa a ideia de criatividade e respeito. É frequentemente utilizada em logotipos de produtos de beleza, por exemplo.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a importância das cores na construção de um logotipo? Compartilhe suas percepções sobre o assunto !
Deixar um comentário