Ter um comércio que realiza boas vendas e tem clientes fiéis não acontece ao acaso. É preciso reunir características de uma loja de sucesso, que podem ser bastante variadas, mas serão o diferencial na hora de atrair os consumidores.
Afinal, quais são esses pontos em comuns que as lojas bem-sucedidas têm? Neste post procuramos reunir algumas características presentes nas empresas que alcançam o sucesso com as vendas da loja. Conheça alguns deles.
1. Posicionamento no mercado
É preciso conhecer o mercado no qual se está inserido, determinar quais são os seus objetivos dentro dele e as oportunidades existentes.
A loja deve se destacar por ter um diferencial, podendo esse ser voltado para o grande público ou um segmento específico. A forma como ela atua e sua administração ocorre determinará esse posicionamento.
2. Qualidade dos produtos
As pessoas estão em busca de produtos de ótima qualidade e que oferecem um bom custo-benefício. Não adianta ter variedade se o que é vendido não dura, quebra facilmente ou é frágil.
É preferível vender um pouco mais caro, mas dar ao consumidor a certeza de que está fazendo um bom negócio.
3. Atendimento personalizado
Manter a loja organizada e oferecer bons produtos é essencial, porém, tudo isso pode ser perdido se o atendimento não for bom. Isso quer dizer que os vendedores precisam ser receptivos e estar dispostos a solucionar os problemas dos clientes.
O atendimento pode ser o fator decisivo na hora da compra e também na fidelização, sendo preciso preparar a equipe para realizar um serviço personalizado e satisfatório.
4. Promoções atrativas
Ter preços baixos diminui os lucros e nem sempre mantém a loja cheia. Já as promoções são ótimas para atrair consumidores e alavancar as vendas em um determinado período.
Elas devem ser atrativas e parecerem uma oportunidade única, fazendo com que a pessoa sinta necessidade de comprar naquele momento. Estabelecer uma duração transmite essa sensação de urgência.
A divulgação precisa chegar até o consumidor, sendo necessário investir em marketing para que dê o resultado esperado.
5. Fachada atrativa
A fachada é a primeira percepção que o cliente terá da loja, por isso, precisa ser atrativa e transmitir a essência da marca.
Ter uma fachada feita por profissionais, dará um tom de mais seriedade e qualidade. Apesar disso, ela não precisa ser cara e nem feita com os melhores materiais. Se for bem executada e criativa, exercerá um grande impacto.
6. Existência de pós-vendas
O pós-vendas vai prolongar o relacionamento com o cliente, assim como a sua experiência de compra. Ele sabe que os laços não serão mantidos apenas até o pagamento e que, mesmo após sair da loja, poderá continuar contando com ela.
Seja para realizar a troca de um produto com defeito ou receber ajuda em uma futura compra, o atendimento deverá permanecer o mesmo: coloque-se à disposição do consumidor.
Quando fazer uso das características de uma loja de sucesso?
A resposta para essa pergunta é simples: sempre! Quando mais se pretende crescer, atrair os consumidores e satisfazê-los, mais é preciso adotar medidas que vão atendê-los como precisam.
As características de uma loja de sucesso devem estar presentes desde a sua inauguração e devem ser revistas sempre que houver mudança no posicionamento estratégico da marca.
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