Antes de abrir um negócio, é fundamental conhecer os principais passos para isso: quais os documentos necessários e quais as medidas devem ser tomadas — seja na hora de planejar ou na hora de formalizar sua empresa.
Para ajudar você a empreender da melhor forma possível, confira o check-list que preparamos!
Pesquise o mercado
Antes de formalizar sua empresa, é fundamental conhecer o ambiente em que você deseja atuar. Não basta somente uma boa ideia: é necessário saber se existe uma real demanda pelos produtos ou serviços que pretende oferecer.
O mercado pode estar saturado e, talvez, você seja apenas mais um brigando por pequenos espaços. Certifique-se de que seus produtos ou serviços podem causar impactos positivos para os clientes e, ainda, se destacar dos demais em qualidade e vantagens.
Para quem não possui muitos recursos para bancar uma pesquisa de mercado feita por consultores profissionais, uma boa dica é buscar o SEBRAE, pedir auxílio e informações mais específicas sobre o mercado que pretende atuar.
Planeje-se
Depois de analisar o mercado, é hora de se planejar para colocar tudo em ação. Esta etapa é muito importante, pois é nela que você pode concluir com exatidão se o seu produto ou serviço serão bem aceitos pelos consumidores.
É isso que chamamos de validação. Ou seja, antes de começar a vender, você precisa desenvolvê-lo para alguém que precise ou deseje comprá-lo — o seu público-alvo.
Para saber como desenvolver o que você oferecerá, algumas ferramentas podem ajudá-lo a começar:
- segmente diferentes tipos de clientes;
- avalie que tipo de posicionamento você deseja ter no mercado;
- veja quais são os benefícios que sua empresa tem a oferecer;
- procure saber se o local de atuação é atrativo para o seu mercado;
- confira quais serão os canais de distribuição e divulgação para entrar em contato com seus clientes.
Formalize a sua empresa
Depois de vencer as duas primeiras etapas para abrir um negócio, está na hora de formalizar a sua empresa — para só então abrir as portas e começar a faturar.
Para isso, é necessário seguir 7 passos. Veja só:
- verifique junto à prefeitura se sua empresa pode ser instalada no local desejado e obtenha o alvará de autorização;
- se você for abrir a empresa em uma sociedade, certifique-se de que não haja irregularidades dos sócios junto à Receita Federal e à Secretaria Estadual da Fazenda;
- consulte a Junta Comercial para a possível viabilidade do negócio, incluindo o nome da empresa;
- já para a marca, o registro deve ser conferido junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI);
- obtenha o CNPJ da empresa por meio do site da Receita Federal;
- apresente todas as documentações obtidas na Junta Comercial: cópias dos documentos dos sócios, comprovantes de pagamento, contratos sociais e Ficha de Cadastro Nacional;
- após a apresentação e aprovação, será gerada a Inscrição Estadual.
Tenha um planejamento de marketing
Não pense que não serão necessárias ações de marketing para alavancar seu negócio só porque sua empresa é relativamente nova/pequena.
Posicionar-se no mercado como um diferencial e transmitir aqueles valores que serão lembrados quando virem a sua marca é um trabalho que se constrói com um plano de marketing eficiente.
O planejamento de marketing visa marcar presença do negócio no ambiente de atuação e manter um relacionamento com seus clientes, de forma que as expectativas de ambos os lados sejam atendidas.
Escolha seus canais de comunicação
Por meio da Internet e do uso de canais como as rede sociais ou blogs, por exemplo, é possível falar com o seu público sobre o que a sua empresa oferece e quais as vantagens que ele terá ao optar por escolher seu negócio. Além do baixo custo, isso proporciona um feedback em tempo real.
Investir em comunicação visual é também importante. Uma apresentação convidativa da loja física, como fachadas e letreiros, divulga claramente a identidade da marca, definindo um posicionamento positivo na mente dos clientes.
Deixar um comentário