A comunicação visual é fundamental para qualquer segmento. É por meio dela que os clientes e possíveis novos compradores identificam a sua empresa em meio a tantos negócios e marcas no mercado. Além disso, o visual costuma ser o primeiro contato de alguém com seu empreendimento.
Os consultórios médicos, por exemplo, possuem um código de ética que deve ser seguido, o que impossibilita diversos tipos comuns de propaganda. Portanto, uma maneira de conseguir atrair os pacientes é com o uso adequado da comunicação visual.
Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o quanto a comunicação visual para consultórios é fundamental!
Seu material institucional
Esses elementos são produzidos com o intuito de promover a imagem da empresa, neste caso, de um consultório médico. O conteúdo elaborado não vai convidar o público a comprar algum produto ou utilizar determinado serviço, mas sim mantê-lo informado sobre determinadas questões.
O material institucional é utilizado em harmonia com a sua comunicação visual. Dessa forma, a estratégia possui um padrão a ser seguido, e esse modelo possibilita um melhor entendimento por parte dos pacientes.
A fachada do consultório médico
A fachada, muitas vezes, é o primeiro contato que o público tem com um consultório médico. Ela pode transmitir confiança e credibilidade, além de possibilitar o fato de que os pacientes memorizem o seu consultório como um ponto de referência.
São diversos tipos de fachadas que podem ser produzidas, de acordo com o tipo de paciente que o consultório atende ou a atividade desempenhada.
Um ginecologista, por exemplo, terá uma fachada diferente da de um cardiologista, certamente, pois cada um atende a pessoas diferentes em situações distintas.
Portanto, fique atento sempre para o fato de que a fachada deve transmitir exatamente o que o consultório é e presta à sociedade.
Os itens de papelaria
Outro artifício indispensável na comunicação visual são os itens de papelaria.
Alguns produtos são essenciais para os relacionamentos alimentados pelo consultório e, quando bem personalizados, poderão ajudar a melhorar a sua imagem diante de seus pacientes.
Confira alguns desses itens:
- cartão de visita;
- cartão de agendamento de consultas;
- receituário médico;
- envelopes e/ou pastas.
Esses materiais são primordiais dentro de um consultório médico, pois apresentam um bom padrão de design e seguem a mesma identidade visual. Assim, colaborarão para melhorar sua lembrança no mercado e marcar presença diante de seus pacientes.
Com cores únicas, é possível transformar o consultório em um local de atendimento único!
Muitos clientes acabam relacionando as cores a uma determinada empresa, ou seja, vale a pena fazer essa ideia acontecer também na área da saúde.
A mídia impressa
Há também soluções de mídia impressa que podem agregar valor a sua comunicação visual. Os folhetos explicativos são bastante conhecimentos: os pacientes podem ler enquanto esperam suas consultas, ou levar o material para casa e ler depois.
O ideal é que esse canal também traga a identidade visual do consultório. Existem ao menos dois modelos muito utilizados por apresentar bons resultados. São eles:
Folder
O folder é um utilitário visual ótimo para divulgação ou instrução de quem lê. Usualmente, ele tem mais de uma página ou dobras, como um livreto de duas folhas, e por isso poderá ter mais informações. É perfeito para quem quer fazer uma espécie de cartilha informativa.
Por exemplo, se você é ginecologista, poderá exibir um folder explicativo sobre a ovulação da mulher. Ele servirá tanto de apoio nas consultas como também a fim de esclarecer o processo para as mulheres que não costumam questionar os médicos sobre isso.
Flyer
O flyer geralmente possui um tamanho menor do que o folder, e é utilizado para mensagens rápidas. Você pode aproveitá-lo para colocar avisos, fazer lembretes ou ensinar seus pacientes acerca de alguns cuidados básicos.
Por exemplo, se você é cardiologista, pode oferecer para seus pacientes um flyer com algumas dicas de exercícios benéficos para o coração.
Quando utilizada em conjunto, todas essas ferramentas de comunicação visual para consultórios permitem conseguir mais pacientes e fidelizar aqueles que já se consultam com você.
Deixar um comentário