A experiência de compra é o que seduz o consumidor a adquirir um produto. Muitas vezes entramos em uma loja não porque estamos precisando de algum produto naquele momento, mas por causa do desejo que ela nos desperta. Escolhemos uma experiência agradável e não apenas o ato de “comprar e pagar”.
Todos os grandes cases de sucesso foram moldados em cima de uma experiência de compra aliada a ferramentas como o visual merchandising, em que os produtos vendidos são exibidos de forma a atrair os consumidores, chamando a atenção para as suas melhores características e benefícios.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre o que é visual merchandising e como ele pode mudar um negócio. Confira:
O que é Visual Merchandising e qual o seu objetivo?
O Visual Merchandising é um trabalho que envolve exposição de mercadoria e decoração em uma loja, a fim de causar uma imagem positiva, chamar a atenção e atrair os clientes para a compra.
Refere-se a qualquer coisa que possa ser vista pelo cliente, dentro e fora da loja, incluindo expositores, decorações, letreiros, sinais e layouts do ambiente.
O objetivo geral do visual merchandising é fazer com que o cliente entre na loja e feche negócio. Essa experiência envolve a capacidade de criar atrativos de vendas e começa do lado de fora da loja, continuando no seu interior.
Como o visual merchandising pode transformar o meu negócio?
Os produtos despertam sentimentos como beleza, status, bem-estar… Essas sensações são provocadas por meio dos cinco sentidos, principalmente a visão, que é o que causa mais impacto em nossa memória.
Diante disso, apresentaremos algumas práticas utilizadas para alcançar mais clientes e alavancar o seu negócio. Vamos a elas:
Fachada
O cartão de visitas de uma loja é a fachada. O nome deve estar destacado e o uso de iluminação é fundamental para a exposição no período noturno. Isso aumenta as chances do local ser visto pelos clientes.
Vitrine
A vitrine não é apenas o local onde os produtos são expostos. É aqui que o negócio tem início. Peças com maior procura merecem maior destaque e caso haja alguma novidade, é importante realçar já na vitrine.
Interior da loja
Aqui o ambiente deve ser prazeroso para o cliente, com espaço para a circulação de pessoas e locais para descanso. Não são apenas os produtos que estão sendo vendidos, mas também o conceito da loja. Portanto, o estabelecimento deve refletir a ideia da marca.
Limpeza, iluminação apropriada e decoração atraente dão ao cliente a sensação de estar em casa. Cartazes, letreiros e sinalizações devem ser usados de forma moderada, sendo sóbrios e de acordo com a decoração.
Organização dos produtos
O gerenciamento por categorias é uma facilidade para o cliente na hora da escolha. Dentro das categorias pode haver ainda a ordenação por cores para facilitar a visualização dos produtos.
Por fim, entender o que é visual merchandising e como ele pode transformar um negócio é permitir um relacionamento que gera resultado, atrai clientes e, por consequência, vendas.
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