A cada dia, o mercado fica mais competitivo e, mesmo em momentos de recessão, um estabelecimento visto como único em sua categoria ainda possui, pelo menos, dois ou três concorrentes. Para vencer essa disputa, não basta somente ter produtos ou serviços de qualidade, é essencial investir na divulgação do seu negócio.
Mesmo que o velho ditado diga que “não se compra um livro pela capa”, ainda assim, não há dúvidas de que a comunicação visual das empresas possui uma grande influência sobre as vendas e o nível de consumo das pessoas.
Pensando nisso, vamos mostrar neste post alguns bons motivos para investir em comunicação visual e qual a importância dessa ferramenta para os seus negócios. Confira!
Vale a pena investir em comunicação visual no ponto de venda?
Algumas pesquisas apontam que cerca de 70% das escolhas de compra dos consumidores acontecem no ponto de venda, provando que a comunicação é capaz de causar influência na decisão dos clientes de consumirem certos produtos.
Além disso, o mercado exige que as empresas estejam sempre em evidência para os consumidores durante a compra, pois eles estão se informando e exigindo cada vez mais das marcas, a fim de escolher corretamente o que vão comprar.
Sendo assim, as propostas precisam ser sedutoras para conseguir capturar o desejo dos clientes, além de estimulá-los a continuar comprando espontaneamente.
Por outro lado, cativar o consumidor se torna uma tarefa simples quando você tem uma boa comunicação visual, atraente, organizada e confortável. Dados do Sebrae apontam que uma pequena melhora na comunicação pode alavancar as vendas de 12 a 40%!
Assim, é fundamental que os empresários tenham em mente que é importante trabalhar na comunicação em seus PDVs não só para aumentar as vendas, mas também para se destacar entre os concorrentes.
Como utilizar a comunicação visual nas vendas?
Agora que você compreendeu a importância da comunicação visual no PDV, confira algumas dicas de como utilizá-la!
Utilize um logotipo único e facilmente reconhecível
O logotipo é feito para diferenciar a sua empresa dos concorrentes, sendo, assim, sua principal peça visual. Por isso, ele não deve ser parecido com outros, mesmo que sejam de segmentos diferentes, para não confundir os seus clientes.
O logo, como também outros elementos da sua comunicação visual, não pode ser muito cheio de detalhes e visualmente poluído, pois isso pode afetar sua memorização e reconhecimento. Assim, sempre opte por um design mais clean.
Crie uma identidade visual marcante
Quando uma identidade visual é marcante, basta uma simples aparição para que ela seja identificada pelos consumidores. Por isso, procure manter uma imagem fixa: mudar constantemente pode prejudicar a identificação e a memorização por parte dos clientes.
Desenvolva uma identificação com o público
Quando uma marca quer atingir determinados públicos, ela busca utilizar ferramentas visuais que os atraiam, como cores mais fortes ou uma fonte mais marcante. Assim, estude bem o seu público a fim de entender os seus valores, suas preferências e definir a sua comunicação com base nessas informações.
Utilize cores, letras e formas corretamente
Sempre pense nas cores, formas e letras que mais retratam o seu negócio e o seu posicionamento. Procure entender mais sobre a psicologia das cores e saiba como utilizá-la na sua comunicação.
Um exemplo são as cores vermelho e dourado usadas em fast-foods, que conceituam um ambiente dinâmico, e as letras retas e estreitas usadas no logo do Google, que transmitem praticidade e tecnologia.
Normalmente, para escolher corretamente as formas, cores e letras que se encaixam no seu logo e também em outros elementos, como a sua fachada, é importante contar com profissionais que trabalhem na área e possam prestar uma boa consultoria.
Agora você já conhece a importância da comunicação visual no seu ponto de venda e algumas formas de aplicá-la em sua empresa, aproveite para conferir outras dicas como essa em nosso blog
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