Por que os clientes daquela loja concorrente sempre voltam? O que faz o seu público dar cada vez mais atenção às lojas virtuais? A resposta dessas duas perguntas está diretamente ligada à experiência de compra do consumidor.
Se não quiser ficar para trás, é bom entender como isso funciona. Vamos começar?
Fidelizando o cliente com uma boa experiência de compra
Todos nós temos aquele restaurante preferido e uma marca que geralmente é a nossa primeira opção de compra, e isso não acontece por acaso.
Há diversos fatores que nos fazem querer voltar a um estabelecimento. A qualidade dos produtos, os preços ofertados, a facilidade de chegar até lá e, claro, a qualidade do atendimento.
Responda com sinceridade: você voltaria a um estabelecimento em que não foi bem tratado? Muitas pessoas diriam que não.
O ponto é que não causar uma experiência negativa não é o suficiente. Para que as pessoas falem bem do seu negócio e voltem para fazer novas compras é preciso deixar uma grande impressão positiva.
A seguir, confira 5 dicas parar gerar impressões positivas.
1. Vitrine
Com qual frequência você troca os itens e a decoração de sua vitrine? Um consumidor não poderá ter uma boa experiência de compra na sua loja se ele não entrar nela, e a vitrine é seu principal convite.
Tome sempre cuidado para não exibir itens que não estejam mais em estoque, principalmente os que não têm uma previsão para reposição.
Caso seu tempo de reposição seja rápido, existe a possibilidade de manter itens escassos na vitrine desde que seus vendedores sejam instruídos a captar o contato do consumidor que mostrou interesse na peça.
A vitrine é uma parte importante da comunicação visual de sua loja, mas vale lembrar que existem outras, como a fachada e a decoração interna.
2. Bom atendimento online
Por mais que a sua loja seja física, sempre é bom que a marca esteja presente na internet para tirar possíveis dúvidas dos consumidores.
Abrir essa possibilidade de contato rápido e prático mostra o quanto sua loja está disposta a auxiliar o cliente em todas as etapas da compra. Aprenda a fazer um bom atendimento ao cliente pelas redes sociais e saia na frente da concorrência!
3. Ambientação da loja
A sensação que sua loja transmite ao consumidor também é algo muito importante. O ambiente condiz com a proposta da sua marca?
Lojas que vendem roupas descoladas para jovens, por exemplo, apostam em uma ambientação com trilhas sonoras voltadas para esse público.
Perfumes e iluminação também fazem parte dessa estratégia, conhecida como marketing sensorial, que visa estabelecer uma conexão emocional com o cliente por meio dos sentidos.
4. Produtos de demonstração
A principal vantagem de uma loja física em comparação com uma virtual é a chance que o cliente tem de testar os produtos. Se a pessoa não pode pegar, sentir ou analisar seu produto, qual é a diferença de comprá-lo online, vendo apenas uma foto ou vídeo?
O momento da análise do produto é muito importante porque é nessa hora que o consumidor verifica se aquele objeto está de acordo com seus interesses e necessidades.
Muitas lojas online deixam de fechar vendas justamente por não conseguirem transmitir essa sensação de segurança com relação aos seus produtos, então é interessante que você disponibilize produtos para demonstração e reforce o diferencial de comprar em sua loja.
5. Treinamento dos vendedores
Todos nós já fomos atendidos por algum vendedor que não sabia responder certas perguntas básicas sobre um produto ou que nos deixou constrangidos de alguma forma, não é?
Certifique-se de que os vendedores de sua loja não estejam fazendo isso. Eles recebem um bom treinamento? Fazem cursos de atualização com frequência? Investir nisso pode gerar um bom retorno para a sua loja.
Essas são algumas dicas básicas, mas muito eficazes, de como melhorar a experiência de compra em sua loja. Se você gostou, não deixe de nos seguir no Facebook para mais dicas. Até a próxima!
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