Os logotipos são parte indispensável da identidade visual de toda empresa. Eles têm a função de sintetizar, em poucos traços, formas e cores, os valores e ambições do empreendimento.
Tão importante quanto criar uma logo, no entanto, é saber a hora de fazer um redesign. Descubra a importância da modernização de logotipos e alguns dos bons motivos para fazê-la!
A modernização de logotipos e o acompanhamento de tendências
O mundo do design é extremamente dinâmico, repleto de tendências estéticas que vêm e vão. Se no início do século as logos em 3D estavam no auge, atualmente a grande tendência é investir no flat design, com poucas cores e traços simplificados.
Atualizar o logotipo de acordo com as tendências de sucesso transmite a imagem de uma empresa moderna. Ser uma empresa inovadora e que não está parada no tempo, faz toda a diferença. Um exemplo clássico é a logo da Apple, cuja icônica maçãzinha passou de multicolorida a cinza com efeitos de brilho, até chegar na cor preta de hoje.
Outro case de adoção do flat design que gerou impacto foi o do Instagram. Ele abandonou a antiga identidade, mais detalhista, e simplificou o ícone da câmera. Ao utilizar um degradê ao fundo, a rede social criou uma onda de comentários contra e a favor da nova logo.
Isto inspirou outras empresas, como a Vivo, a adotar degradês em suas identidades visuais.
Atingir novos públicos
Cada identidade visual é pensada para se comunicar com um público específico, e procurar por novos tipos de consumidores com a mesma logo de outrora pode trazer um resultado pouco satisfatório.
Foi assim que o Bradesco pensou ao lançar seu novo logotipo, em 1997. O Banco consolidou a mudança de filosofia ao sair da marca puramente tipográfica. Ele adotou o seu já clássico ícone de árvore e modernizou. A instituição deixou de ser uma empresa de investimentos sisuda e passou a focar em uma abordagem mais humanizada.
Marcar uma data importante
Datas de destaque para sua empresa, como o aniversário de fundação ou de grandes momentos, podem inspirar uma renovação no visual ou mesmo uma mudança de foco. Foi o que fizeram dois canais de TV brasileiros nos últimos anos.
O SBT deixou de lado os efeitos visuais típicos da década de 90 para abraçar o flat design e uma paleta de cores mais suave para celebrar seus 35 anos de existência, adotando um aspecto menos popularesco e mais moderno.
Já o Viva, canal da TV paga, simplificou os traços de sua identidade de 2 anos em busca de uma aparência mais vintage. A mudança reflete os conteúdos transmitidos pelo canal — especializado em reprises de programas clássicos da televisão.
Neste post, vimos como é importante investir na modernização de logotipos. Vimos também algumas das situações nas quais empresas de sucesso fizeram o redesign de suas identidades. No entanto, o conceito na qual a logo se baseia ainda é o mais importante: um conceito firme e bem resolvido jamais fica ultrapassado.
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