Investir numa identidade visual exige ir um pouco além do desenvolvimento de uma bela logo. Realizar a aplicação dos parâmetros definidos para a comunicação de sua empresa depende intensamente de um guia capaz de orientar sua pertinência. É para isso que existe o manual de identidade visual.
Para te ajudar a entender o que é e qual a importância de um manual de identidade visual, elaboramos este post. Então não perca mais tempo e continue a leitura!
O que é manual de identidade visual?
O manual de identidade visual define as regras do jogo quando o assunto é a aplicação da sua marca.
Nele, a equipe responsável pela criação do logotipo reúne as principais informações que servem para proteger e agilizar seus processos de comunicação.
Ali estão descritas as cores em sua paleta, as fontes utilizadas e até mesmo sugestões de tipos de materiais adequados para produção de cada peça em sua empresa.
A complexidade de um manual de identidade visual varia de acordo com o que sua empresa precisa e manter este documento em mãos vai te ajudar a tomar melhores decisões.
Alguém que tem mais de uma loja por exemplo, precisaria definir padrões capazes de uniformizar suas lojas também, definindo o tamanho de placas, letreiros e aplicações em larga escala.
Quem tem um negócio digital, precisa de especificações capazes de garantir o desempenho qualitativo das imagens na web e deve ver entre os capítulos de seu manual os códigos RGB da marca e orientações quanto a formatos de arquivo. Cada manual é único e sua complexidade pode escalar em conformidade.
Quais as vantagens de utilizá-lo?
Segurança para sua marca
Um dos principais papéis do manual de identidade visual é salvaguardar a imagem de sua marca, garantindo que ela estará sempre em seu melhor.
Para atingir este objetivo, os documentos definem regras segundo as quais você deve basear a avaliação de peças futuras.
Parâmetros como um tamanho mínimo para que o logotipo tenha legibilidade, além de um box de proteção que reduz a interferência de outros elementos, são alguns exemplos de como isso é possível.
Garantia da aplicação correta de seu logotipo
Além de definir o que pode ser feito com sua marca, um livro de regras como esse também estabelece proibições.
Cores que não oferecem contraste o bastante, aplicações exageradas ou em fundos que prejudicam seu entendimento são orientações disponíveis no manual, que pode conter exemplos positivos e negativos para que futuros designers não tenham dificuldade de aplicar seu logotipo.
Agilidade e flexibilidade nas alterações
Fazer consultas ao manual de identidade visual permite compreender em poucos minutos o que é necessário para realizar uma alteração. Dessa forma, não é preciso esperar um profissional específico para lidar com suas demandas de comunicação.
O manual funciona como uma metodologia, segundo a qual sua marca é aplicada em diversos meios e materiais, sempre com o melhor resultado possível.
Como qualquer metodologia, ele reduz a incidência de erros e refações e melhora a forma como sua empresa se comunica.
Sua marca é um dos bens mais valiosos que você possui e cuidar dela vai ficar muito mais fácil com um manual de identidade visual.
Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com quem precisa saber mais sobre ou deixe-nos um comentário abaixo!
Deixar um comentário