A segmentação de mercado – ou de clientes, como também é conhecida – é uma ação que tem como principal objetivo a divisão de um determinado mercado, agrupando-o em um conjunto de organizações, empresas ou ainda outros grupos de acordo com algumas características em comum.
A definição de público-alvo pode ser utilizada, entre outros propósitos, para o marketing e para a correta elaboração de letreiros. Então, vamos entender melhor a segmentação de mercado: o que o letreiro tem a ver com isso?
O que é segmentação de mercado?
A segmentação de mercado é uma técnica que pode auxiliar no reconhecimento e separação de clientes existentes de acordo com algumas determinadas dimensões ou características.
Está comprovado que é muito mais rápido e barato identificar perfis para traçar certas estratégias de marketing, posicionar marcas e lançar novos produtos.
A segmentação de mercado pode ser demográfica, que é aquela que utiliza os dados demográficos básicos dos clientes para definir um perfil. Assim, a renda, o gênero e o grau de escolaridade, entre outros, são suficientes para dividir e encontrar seu público- alvo.
Já a segmentação geográfica é aquela baseada na área em que as pessoas vivem.
Aqui, entra uma área interessante para o estudo dos letreiros que deverão ser utilizados, já que dependendo do tipo de moradia ou do poder aquisitivo em que se encontram determinadas pessoas, o visual dos letreiros de um negócio pode fazer toda a diferença na hora de atrair clientes.
No caso da segmentação psicográfica, que desenvolve estudos em aspectos bastante sensíveis do comportamento humano, é comum dividir a população de acordo com seu estilo de vida ou ainda suas atitudes e valores.
No caso acima, são utilizados elementos emocionais que podem influenciar na estratégia visual de uma empresa e como ela poderá buscar mais clientes.
Por fim, a segmentação comportamental revela a forma de interação dos clientes com um produto, serviço ou empresa.
Assim, é necessário estudar de forma adequada como serão posicionados seus elementos visuais, entre eles o letreiro de sua empresa, para que sejam percebidas as relações entre as pessoas e seu negócio e os lucros que podem ser alcançados com eventuais mudanças e adaptações em sua identidade visual.
Segmentação de mercado e letreiros
A segmentação de mercado se relaciona com o desenvolvimento de letreiros e com a identidade visual.
De acordo com a segmentação de sua marca e de todos os elementos visuais ligados a ela, podem ser identificadas diferentes oportunidades para que sejam aumentadas as suas chances de exposição.
Outra forma de ligação entre a segmentação e a questão da identidade visual representada por letreiros é que se ele for feita da forma adequada, poderá identificar se o posicionamento da marca está de acordo com a identidade e a missão da empresa, o que pode atrair novos clientes e gerar um volume maior de negócios.
Atualmente, com a concorrência cada vez mais acirrada, é preciso investir na atração e fidelização de seus clientes.
Assim, é preciso investir no visual de seu negócio e na forma como este é percebido por seus clientes!
O investimento em letreiros, iluminação correta e diferentes elementos de exposição um diferencial estratégico!
Desta forma, a segmentação de clientes que atua na definição de seu público-alvo pode ser uma excelente forma de conhecer melhor para quem você está vendendo e como sua imagem pode se adaptar a isto.
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