Existe um tipo de poluição que é característica do mundo moderno e dinâmico em que vivemos: a poluição visual. Presente principalmente nos grandes centros urbanos, ela é um tipo de comunicação invasiva causada pelo excesso de informações espalhadas nas fachadas das lojas, nas ruas e nas avenidas.
Quer saber como e por que reduzir a poluição visual no seu letreiro? Então, continue a leitura!
As causas e perigos da poluição visual
Geralmente, a poluição visual acontece devido a placas mal produzidas, cartazes publicitários com letreiros garrafais, anúncios diversos, outdoors e pichações nas paredes — enfim, tudo o que chama a atenção. O efeito dessa prática pode ser comparado com aquela conhecida regra de etiqueta na internet, na qual publicar um texto utilizando apenas letras maiúsculas é interpretado como um grito.
E “gritar” não é comportamento de um empreendedor que busca otimizar os resultados da empresa, concorda? O consumidor de hoje está mais maduro e consciente dos fatos que o cercam — e, nesse contexto, o papel do empreendedor é criar estratégias para atrair e conquistar esse consumidor de maneira inteligente.
Os prejuízos à saúde da poluição visual
Além da má impressão causada pelo excesso de informações na comunicação, a poluição visual se revelou uma verdadeira vilã para a saúde do ser humano. Recentemente, pesquisadores comprovaram que seus efeitos causam impacto nas emoções das pessoas, podendo estimular o estresse — e, o que é pior, sem que a pessoa sequer se dê conta disso.
Não permita que a sua loja seja vista dessa forma! Seus clientes precisam enxergar o ambiente externo da sua empresa como um lugar agradável e atrativo. Em outras palavras, a entrada da sua loja precisa ser convidativa, para que o cliente verdadeiramente sinta o desejo de entrar.
Como encantar clientes sem praticar poluição visual
A fachada da sua loja é o seu cartão de visitas — é a primeira coisa que as pessoas observam, podendo ser um fator decisivo para elas entrarem ou não. Um detalhe que faz toda a diferença é a instalação de letreiros. Além de imprimir maior credibilidade, o nome da loja estampado em forma de letreiro apresenta um layout bonito, com ares de elegância e sofisticação.
Mas como fazer isso? Acompanhe nossas dicas a seguir!
Seja objetivo
É preciso ter cautela para não exagerar na composição das letras e das cores. Seja objetivo — utilize poucas informações. O que realmente faz parte da identidade da sua empresa? É isso que deve ser transmitido pelo letreiro.
Escolha a tipografia adequada
Outro detalhe extremamente importante é a escolha da tipografia, ou seja, o modelo da letra que será exposto na fachada. Fique atento para que a tipografia corresponda ao seu logotipo, que é a identidade da sua marca. Cuidado com letras rebuscadas demais, que interferem na compreensão das palavras — conteúdo deve ser perfeitamente legível, para que nada possa atrapalhar a compreensão.
Pense com cuidado no material
Hoje, a variedade de matérias-primas utilizadas para confeccionar esse tipo de adorno é grande. Entre as mais utilizadas estão os letreiros em MDF, PVC, acrílico, aço inox e galvanizado. Priorize sempre aquela que mais se assemelha ao perfil da sua marca, e não hesite em solicitar a ajuda de um profissional em comunicação visual para fazer a escolha correta.
Considere o local da sua loja
Se a sua loja fica em um movimentado centro comercial, pode ser, realmente, que você precise de um letreiro mais chamativo — para conseguir chamar a atenção dos transeuntes e, assim, conquistar clientes. Mesmo assim, não exagere no visual! Você quer conquistar, e não assustar.
Sua loja está localizada em uma área residencial? Então, é preciso ser discreto e sutil — aqui, o cliente procura estabelecimentos que o deixem confortável e bem à vontade. Um letreiro mal planejado, aqui, irá causar uma poluição visual ainda mais prejudicial a sua loja.
E então, pronto para desenvolver um letreiro eficiente para sua loja, sem contribuir para a poluição visual da região? Ainda tem dúvidas sobre o assunto, ou sugestões que gostaria de compartilhar? Deixe seu comentário e entre para a conversa!
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