Em um mercado altamente competitivo como o de hoje, uma organização precisa buscar novas formas para se diferenciar em seu segmento.
Existem diversas maneiras de conseguir isso, mas poucas são tão eficientes e eficazes quanto construir uma boa identidade visual.
Ela precisa, acima de tudo, refletir a “personalidade” do negócio, criando uma verdadeira conexão com o público-alvo e agregando valor à marca.
Para compreender melhor sobre o tema, confira o conteúdo a seguir e entenda por que é indispensável investir na identidade visual da sua empresa:
O conceito de identidade visual
A identidade visual pode ser entendida como um conjunto de elementos que deve representar visualmente uma empresa, em todos os seus aspectos.
Diversos fatores estão envolvidos na sua criação:
- os valores
- a missão
- os objetivos
- a visão
- o posicionamento no mercado
- a cultura da empresa
- e a imagem desejada perante o público.
É um símbolo perceptivo, uma expressão alegórica associada a um conjunto de cores.
Ainda que não pareça complexo à primeira vista, a concepção de uma identidade visual de qualidade não é nada simples.
É preciso ir muito além do logotipo, investindo na padronização de cores, fontes, elementos visuais, entre outros itens, de forma a agregar qualidade estética aos produtos ou serviços.
Isso facilita a comunicação com os clientes e todos esses conceitos devem se refletir em tudo o que for ligado com o empreendimento:
- o site institucional
- o blog corporativo
- as redes sociais
- os materiais de divulgação
- as embalagens
- o ponto de atendimento
- e demais formas de divulgação da companhia.
A identidade visual é a forma como o mundo vê a sua empresa!
Processo criativo e diferenciação
O processo de criação da identidade visual deve ser bastante minucioso e cercado de cuidados.
Para que o conceito não seja perdido quando utilizado em outros meios, é instituído um documento técnico que estabelece as normas e critérios para a reprodução da marca.
Esse passo é fundamental e sempre é definido após a finalização das etapas criativas.
É preciso compreender que, se o público tiver dificuldades em identificar a sua empresa dentro do seu segmento, será muito mais difícil fidelizar os compradores.
Já uma boa identidade traz valor, personalidade e pode, certamente, aumentar as suas vendas.
Depois de criado o conceito da identidade visual da empresa, ele deve passar a ser o alicerce de toda a comunicação do negócio, de maneira intimamente unida com as estratégias de marketing.
A criação com estudo e consciência é extremamente indicada, pois a partir de sua concepção ela será responsável por:
- A confiança
- a assimilação
- a credibilidade
- a diferenciação perante a concorrência
- a percepção de valor e o respeito por uma organização, incluindo aí seus produtos ou serviços.
Conexão com o público-alvo
Um dos fatores que mais leva uma empresa a investir na identidade visual é que isso cria uma forte e verdadeira conexão com os clientes, exemplos da eficácia dessa estratégia não faltam.
Grandes redes de fast food ou até montadoras de automóveis são facilmente identificáveis, seja por meio de suas cores, seus logotipos e outras escolhas visuais.
Isso se reflete em um público fiel, valorizando a marca, melhorando seu posicionamento e até aumentando os níveis de satisfação do comprador ao adquirir seus produtos por se tratar de um artigo da marca.
Portanto, qualquer organização séria que se preocupe com sua imagem deve investir em uma identidade visual de primeira linha!
Entendeu por que é indispensável investir na identidade visual da sua empresa?
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