A crise financeira que assola o país não é mais novidade para ninguém e o mercado vem se adaptando para superar a conjuntura ruim nas suas mais diversas áreas. Algumas empresas, diante das adversidades, conseguem encontrar brechas e soluções criativas, atraindo compradores e até aumentando suas margens de lucro.
Dentro desse contexto, o vitrinismo pode ser um conceito efetivo na captação de clientes. Pouco dispendioso e dinâmico, ele pode ser um diferencial na hora de vencer a concorrência e atrair seu público-alvo. Quer descobrir por que investir em vitrinismo em tempos de crise no Brasil? Então confira o artigo a seguir!
O conceito de vitrinismo
O vitrinismo está presente diariamente na vida da maioria das pessoas, mas pouca gente entende bem o seu conceito. Ele nada mais é do que uma vertente do marketing, que se vale de técnicas e conhecimentos específicos de propaganda para montar uma vitrine atraente e que possibilite obter os melhores resultados na exibição dos produtos. A intenção é transmitir uma ideia ou até mesmo sensações para os compradores, valorizando os itens expostos e aguçando os sentidos das pessoas que estão de passagem.
Alguns fatores precisam ser levados em conta, como o público que consome as mercadorias, o tipo de objeto que deve ser o centro das atenções — reforçado pelos elementos de decoração —, o tema a ser definido para acompanhar a ambientação e a existência de promoções ou datas festivas naquela ocasião.
O investimento em vitrinismo e como ele pode ajudar a superar a crise no Brasil
Independentemente da conjuntura econômica do país, sabemos que a decisão de compra se baseia, principalmente, nas emoções. Por essa razão, o vitrinismo pode ser muito importante em tempos de crise, pois ele impacta visualmente o público e valoriza os produtos da marca, gerando o desejo de consumo e criando uma conexão com os clientes.
Segundo especialistas, as vitrines — juntamente à comunicação visual eficaz do interior da loja — são o melhor investimento em termos de custo-benefício, que um empreendedor pode realizar. Elas valorizam a fachada, deixam o ponto de venda mais atraente esteticamente e passam uma boa imagem para o negócio, afinal, a vitrine é um excelente cartão de visitas!
Dicas de vitrinismo
Existem algumas dicas simples, mas muito efetivas para o bom vitrinismo em tempos de crise no Brasil. Primeiramente, é preciso compreender que o mostruário precisa contar uma boa história para quem vê. Especialmente, através das cores, da iluminação e de seus elementos gráficos. Cada item precisa de uma forma e função no local, lembrando que o acabamento impecável e a limpeza são fundamentais.
Outra dica importante é caprichar na seleção das mercadorias: é preciso expor o que existe de melhor, além de itens relacionados com o momento do mercado. Datas sazonais e comemorativas precisam ser bem exploradas, pois a procura por produtos temáticos é grande.
Por fim, alguns elementos simplesmente não podem faltar na sua vitrine, pois eles servem como uma espécie de “isca” e atraem consumidores não apenas para comprá-los, mas fazem também com que eles acabem conhecendo o resto da coleção. As principais ”iscas” em uma vitrine são: lançamentos, liquidações e promoções, além dos famosos combos!
E então, entendeu por que investir em vitrinismo em tempos de crise no Brasil? Se você gostou do tema ou quer deixar sua opinião, faça um comentário logo abaixo! E não esqueça de nos acompanhar pelo Facebook
Deixar um comentário