As cores têm um efeito psicológico direto sobre nós, causando reações sutis que são usadas estrategicamente em ações de marketing visual.
Entender a importância da psicologia das cores para a sua marca e escolher melhor a tonalidade que traduzirá tudo aquilo que ela representa faz toda a diferença no momento de se posicionar no mercado.
Se você vem buscando formas de fazer isso a fim de atingir melhores resultados, confira as informações a seguir para entender mais sobre o assunto e se beneficiar da psicologia das cores.
Psicologia das Cores:
Alavanca as vendas de maneira direta
Não é de hoje que vivemos em tempos de forte apelo visual, e com a internet isso se tornou ainda mais significativo. Estamos em contato com propagandas, logotipos e recursos visuais diversos tanto dentro quanto fora das telas — que nos fazem ficar dispersos diante de tanto estímulo.
Se você escolher a cor certa combinada a um bom design gráfico, pode se destacar em meio a esse turbilhão imagético do mundo contemporâneo.
São justamente os detalhes que podem fazer a diferença em meio a tantas distrações. Esse contexto pode ser favorável se você agir estrategicamente. Pense nisso!
Aumenta o reconhecimento da marca
Conforme dissemos, já são muitas as formas de dispersar a nossa atenção no mundo atual, e é importante que você considere esse fato quando pensar no reconhecimento da marca pelo espectador. O uso de cores chamativas e vibrantes como o amarelo, o laranja e o vermelho pode ser estratégico dependendo do tipo de produto ou serviço que você oferta.
Da mesma forma, cores que transmitem harmonia e tranquilidade, como o azul e o roxo, também podem ser eficientes se elas dizem respeito ao que você serve ou produz no mercado. Alternativas como as cores preto e branco transmitem seriedade e disciplina, que passam também a ser imprescindíveis para o seu negócio.
O segredo é você conhecer bem o seu próprio empreendimento e o efeito psicológico que cada cor pode gerar ao que ele representa.
Influencia na tomada de decisão na compra do produto/serviço
Em situações nas quais o consumidor até considera a possibilidade de comprar com você mas ainda se encontra indeciso, o uso da cor correta que desperte senso de urgência ou mesmo a calma ou seriedade necessária para tomada de decisão pode fazer toda a diferença.
Empresas de alimentos, por exemplo, usam bastante a cor vermelha, que é capaz de acelerar os batimentos cardíacos e atiçar o nosso apetite.
Empreendimentos do meio corporativo podem adotar tons mais sóbrios como o branco e o preto, a fim de angariar o respaldo necessário ao que desenvolvem.
Organizações que atuam no meio ambiental, que prezam pela sustentabilidade ou que vendem produtos naturais utilizam a cor verde não só para remeter à natureza, mas para transmitir a ideia de crescimento, saúde, cura ou mesmo aventura.
A cor azul, muita usada por empresas de tecnologia, ciência e comunicação, é estratégica por transmitir profissionalismo, qualidade, calma e credibilidade.
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