Ao escolher um letreiro para a fachada da sua empresa, é preciso ter em mente que você está tomando uma importante decisão de marketing. Afinal, isso não se trata simplesmente da opção por uma placa de identificação de material X ou da cor Y, mas sim da definição de uma importante mídia de divulgação externa, cuja finalidade é atrair clientes em potencial para a empresa.
É importante que o letreiro seja harmonioso com o ambiente ao redor, que crie valor para a sua marca e que atraia olhares de curiosos dispostos a visitar seu negócio. Portanto, é preciso que a mensagem transmitida por ele seja totalmente coerente e coesa com a identidade da marca estampada.
Neste artigo, trouxemos algumas dicas para ajudá-lo a escolher o letreiro ideal para a sua empresa. Acompanhe!
O que é permitido e proibido de ser instalado no local?
A princípio, essa é a maior prioridade. Antes de escolher seu letreiro, verifique os fatores legais de licenciamento da sua localidade: as restrições podem estar no tamanho do letreiro, na iluminação ou nas informações publicadas. Geralmente, o controle legal é feito por órgãos municipais locais.
Se for instalar sua placa em um imóvel alugado, verifique no contrato de locação se o proprietário impõe normas sobre o design, restrições de tamanho, etc.
Qual a mensagem que quer transmitir?
A fachada da sua loja é o seu maior cartão de visitas para atrais clientes. Por isso, é importante que a identidade visual esteja alinhada à imagem que você deseja transmitir para o seu público.
O material, as cores, a iluminação e o tamanho da placa devem estar alinhados à mensagem que você deseja transmitir sobre o seu negócio. Se bem planejada, portanto, a fachada da sua loja é uma importante mídia para aumentar as suas vendas.
Ao escolher um letreiro, aproveite as características do imóvel
Na hora de escolher o letreiro, também é importante levar em consideração as características do imóvel onde ele será instalado. Alguns imóveis possuem características tombadas pelo patrimônio público, outros já abrigaram importantes espaços culturais da região, enquanto outros não têm tanto valor simbólico para o entorno onde foi erguido.
Assim, é fundamental conhecer a história do imóvel e, se possível, tentar preservar elementos que remetam aos aspectos mais relevantes em sua arquitetura. Cada caso deve ser analisado individualmente, de preferência junto a um profissional especializado.
Evite poluir a fachada com elementos desnecessários
A poluição visual deve ser evitada a todo custo. Muitas vezes, ocorre o exagero com informações que não precisam ser divulgadas no letreiro, como tamanho desproporcional em relação ao restante da fachada, excesso de cores e falta de prioridade na organização dos elementos.
Para evitar esse problema, uma dica importante é criar um roteiro sobre as informações mais relevantes e priorizá-las na comunicação visual. Isso vai estabelecer uma ordem de leitura de acordo com a prioridade.
Um bom letreiro tem um visual limpo, fácil de ler, é bem iluminado e contém apenas as informações que o cliente precisa. São relevantes o logotipo da sua empresa: o que ela faz (pode ser traduzido no slogan), o telefone e o endereço do seu site, caso tenha um.
Consulte um profissional especializado
Uma empresa especializada na instalação de letreiros poderá auxiliá-lo na escolha desse tipo de divulgação. Alguns detalhes importantes podem ser acompanhados por profissionais da área, desde o planejamento da fachada e da escolha do tipo de letreiro mais adequado à sua empresa até o orçamento e cumprimento dos prazos de entrega. Dessa forma, será mais fácil atingir o seu público-alvo.
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