Por que a tipologia é tão importante na hora de decidir como será a sua marca? Porque ela transmite o que a marca é ou pensa. Por isso é tão importante de escolher a tipologia certa para seu negócio. Ela irá carregar seu DNA, sua essência e tudo o que a marca é estará ali na tipologia, seja o logo feito apenas com ela ou com o auxílio de algum elemento gráfico.
Por isso, entender sobre tipologia é fundamental para que a marca tenha sucesso e que consiga transmitir exatamente o que é ou faz. Para auxiliar na sua decisão, vamos falar um pouco sobre os tipos de fontes que existem e como elas podem ser utilizadas.
Com serifa
São aquelas fontes que possuem pequenos traços e prolongamentos no final das hastes das letras. Outra característica delas é a variação do peso das fontes; seus traços variam entre finos e grossos. Elas geralmente expressam marcas mais conservadoras ou que tem em seu DNA um ar mais clássico. Também são muito utilizadas por marcas que procuram transmitir luxo e sofisticação por parecem letras mais nobres. Marcas como Christian Dior, Lupo e Google tem seus logos com fontes serifadas. A fonte mais famosa desse estilo é a Times New Roman.
Sem serifa
São fontes que possuem cantos retos, ou seja, suas hastes seguem um mesmo peso em cada uma das letras. Esse estilo é mais usado por marcas modernas. Suas variações são mais na questão de peso de tipologia – se ela vai ser mais fina ou mais grossa. Marcas como Lacoste, Microsoft e Adobe usam fontes sem serifa. A fonte mais famosa nesse estilo é a Helvetica.
Cursivas
Esse estilo de fonte lembra a letras escritas a mão, sejam elas juntas ou de fôrma. Marcas com um toque mais clássico ou refinado optam por esse estilo. Empresas como Johnson’s, Cadillac e Bauducco usam esse tipo de fonte. Uma fonte que representa bem esse estilo é a Jane Austen.
Fontes próprias
Esse estilo demanda um estudo maior sobre o DNA e a essência da marca porque ela é pensada de forma única e exclusiva. Empresas que cuidam de suas marcas optam por esse estilo, já que sua criação acaba se tornando um ponto a mais na arquitetura final na criação de valor. Empresas como Univeler e Skol possuem tipologias próprias, que passaram por estudos aprofundados para chegaram no que são atualmente. Outra marca criada recentemente e que possui sua própria tipologia é a dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Agora que já entende mais sobre tipologias, basta pensar sobre o DNA da empresa e o que sua marca vai representar para saber e fazer a escolha certa.
Lembre-se que ela é muito importante no processo de formação de imagem e de reputação. Boa escolha!
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